Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – Após o segundo dia do Enem Digital, neste domingo(7), os estudantes maranhenses vão aguardar ansiosamente por dois resultados que vão ser decisivos em sua carreiras profissionais: as notas com a respectiva abertura do sistema do Sisu e a decisão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre manter a bonificação no Enem.
Em vigor desde 2018, a bonificação de 20% na nota do Enem para estudantes procedentes de escolas públicas ou privadas do Maranhão, corre o risco eminente de ser cancelado, após o Ministério Público Federal ter iniciado junto a UFMA uma avaliação da bonificação e a instituição ter criado uma comissão para discutir e avaliar essa política afirmativa, cujo resultado dever ser conhecido brevemente.
O deputado estadual Marco Aurélio(PC do B), lider do movimento que resultou na criação da bonificação, com apoio da Assembleia Legislativa e várias instituições e orgãos públicos, com ampla participação popular, disse que solicitou à reitoria da UFMA a manutenção da bonificação.
Marco Aurélio, reunião com o Reitor e o Vice-Reitor,Natalino Salgado e Marcos Fábio Belo Matos reforçou o pedido para que a UFMA aguarde o julgamento pelo Tribunal Regional Federal(TRF1), do mérito de uma ação movida pelo Ministério Público Federal.
A bonificação foi aprovada, mas houve recurso do MPF e a Justiça Federal suspendeu a bonificação. Em recurso da Universidade no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, a bonificação foi mantida em caráter liminar e reforçou as condições de ingresso dos estudantes do Maranhão. Vale lembrar que a UFMA implantou a política afirmativa apenas na ampla concorrência.
“A primeira decisão do TRF1, garantiu em caráter liminar a bonificação e se a UFMA alterar a resolução poderia resultar na perda de seu objeto”, exemplificou o deputado Marco Aurélio, acrescentando que a bonificaççao já ajudou muitos jovens do Maranhão a realizar o sonho do ingresso na universidade, sobretudo nos cursos mais concorridos, como o de Medicina.
Muito antes da pandemia, Marco Aurélio já estava preocupado com o acesso ao ensino superior, razão pela qual iniciou a campanha que resultou na concessão de 20% de bonus para estudantes do Maranhão.
A UFMA fará uma avaliação da bonificação e seus resultados para então definir sua permanência. O deputado Marco Aurélio avalia que a Universidade não pode voltar atrás, pois a política afirmativa ajudou a reduzir a evasão dos estudantes de outros estados que transferiam-se para suas regiões de origem e depois de sua implantação, a grande maioria desses estudantes é do Maranhão. Marco Aurélio avalia também que Universidades de outros estados mantém a bonificação regional e tem sido mantida a política afirmativa, mesmo com ações na Justiça.
“Contamos com o bom senso da reitoria de UFMA, bem como seus conselhos, para que a Universidade do Maranhão reforce cada vez mais as condições de ingresso dos estudantes do nosso estado. A Justiça se fará. Confiamos que quando for julgado o mérito da ação pelo TRF1, a bonificação será mantida, mas se a UFMA decidir alterar o percentual do acréscimo ou algum outro critério, podemos perder essa ação, o que será um grande prejuízo para os nossos estudantes “, finalizou o deputado, afirmando que reforçará com toda dedicação para que a bonificação será mantida.
(Foto: Divulgação).