O evento será mediado por tecnologias digitais, com abertura transmitida pelo canal da UEMASUL no Youtube.
Mais de 100 trabalhos de bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Bolsas de Extensão (PIBEXT) foram cadastrados nos anais do evento.
No período de 24 a 26 de fevereiro acontece a terceira edição da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL (SAPIENS), com o tema “Desafios e perspectivas de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão em tempos de pandemia”. Pela primeira vez, o evento será mediado por tecnologias digitais, com transmissões pelo canal da UEMASUL no Youtube e Plataforma Galoá. Na solenidade de abertura haverá palestra ministrada pelo presidente da FAPEMA, Dr. André Luís Silva dos Santos.
Coordenado pelas Pró-Reitorias de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), a SAPIENS (que integra o IV Seminário de Iniciação Científica – SEMIC, a IV Jornada de Extensão Universitária – JOEX, e o II Workshop de Inovação Tecnológica) tem como principal objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica e de extensão produzidos pelos acadêmicos. Como parceiros, o evento tem o CNPQ e a FAPEMA.
A programação conta com minicursos, oficinas, palestra e premiação, além de apresentações orais dos bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Bolsas de Extensão (PIBEXT). Foram 125 trabalhos cadastrados nos anais do evento e 500 participantes inscritos para a Semana, incluindo os participantes dos cinco minicursos disponíveis.
A SAPIENS também visa a socialização do conhecimento, o incentivo à pesquisa e a articulação da instituição com o ensino e a extensão, que são pilares da universidade, para o enriquecimento da formação acadêmica dos discentes da UEMASUL.