Já vejo pelo retrovisor o ano de 2023 terminando e o horizonte já apontando para 2024, que chega cheio de esperança. Esperança! Minha vida inteira foi forjada nessa palavra, que pra mim é um verbo: o verbo Esperançar!
Minha infância foi marcada por muitas dificuldades. Venho de onde desde cedo a fé foi testada. Ainda menino, vendi pastel, geladinho, coxinha, engraxei sapato, vendi jornal. Aos 15 anos, comecei a dar aulas de reforço e aí começou uma nova jornada.
Cada vitória tem sua importância. Cheguei em Imperatriz aos 17 anos e os desafios aumentaram. Confesso que naquele tempo eu pensei em parar, mas o incentivo de minha Mãe me deu impulso para tocar em frente.
O ingresso na Universidade me fez enxergar novas perspectivas. Comecei a dar aulas de reforço em Imperatriz, que se ampliaram para o início do nosso cursinho que, na época, era só de matemática e depois ampliamos para todas as disciplinas. Foram tempos muito difíceis. Nesse intervalo tive muitas perdas, sendo a maior delas, a da minha Mãe. A vida seguiu e foi aí um recomeço!
Tocamos em frente com nosso trabalho e no nosso Teorema, que havíamos começado há pouco tempo com 3 alunos, sendo que dois eram bolsistas, tivemos lutas e crescimento muito fortes. Alcançamos o patamar de estarmos entre os maiores da cidade. E eu não estava só. A Alê construiu esse sonho junto comigo e nessa caminhada, o nosso Juninho era uma motivação pra nós.
Como consequência do trabalho na educação, fui chamado à vida pública. “Perdi, perdi, ganhei, ganhei, ganhei, perdi, perdi”. Essas poucas e repetidas palavras representam uma grande caminhada de persistência. Desde 2004, 2010, 2012, 2014, 2018, 2020 e 2022. Eleições perdidas, experiências acumuladas. Eleições vencidas, trabalho concretizado! Foram dez anos no exercício de mandatos, trabalhei muito e garanti grandes resultados para nosso Povo. Entrei e saí de cabeça erguida.
A esperança que sempre foi o verbo que conjuguei, fez-me acreditar que um dia eu teria a oportunidade de mostrar meu trabalho na vida pública e me faz lutar e não desistir. Têm horas que não consigo nem separar a Esperança da Fé. Só sei que elas têm poder!
Há um ano, eu estava concluindo o mandato de deputado estadual. Era tudo muito incerto. Sinceramente, não saberia como seria dali para a frente. Saí de dois resultados que eu não esperava, o de 2020 e de 2022. Mas eu tinha fé que seria mais um recomeço na minha vida. Às vezes as coisas não vêm como a gente espera. Isso é para testar nossa fé e para dar mais brilho à nossa luta e à nossa vitória. “O deserto não é casa de morada, mas sim de passagem”. Terminamos naquele momento uma etapa importante da vida. Sim, muita coisa mudou. Muitas pessoas de perto foram para longe, mas também muitos amigos verdadeiros vieram pra perto. A rotina mudou. E foi outro recomeço!
Em vez de debates, discursos, reuniões no parlamento e em instituições dos poderes, um novo momento me trazia algo desafiador: tocar nossa pequena empresa que há pouco tempo havíamos começado, e fazê-la crescer, gerando empregos e oportunidade de habitação. Construir e vender casas! Eu nunca imaginei que um dia teria essa atividade laboral. Eu não entendia desse ramo, mas pesquisei e me juntei aos bons. Há poucos anos, começamos com duas casas, que depois foram para três, para quatro, para cinco, hoje já são dezenas, e no próximo ano serão centenas. Assim também está sendo quantidade de empregos diretos que em breve estaremos gerando. Aprendemos a preparar projetos de forma estratégica e nos prepararmos para fazer incorporações imobiliárias com recursos de instituição financeira. A rotina passou a ter, na convivência, a parceria de corretores, clientes, fornecedores, colaboradores e isso me fez crescer bastante!
E foi assim, quando estava focado nesse trabalho que a política novamente me bate à porta. Há um ano o cenário tinha uma realidade. Como Deus age e coloca pessoas fantásticas pra nos motivarem e através delas prepara um novo caminho, com novas experiências e prepara um horizonte de confiança! Se será fácil? Claro que não! A vida nunca me deu vitórias sem lutas, nunca me deu dádivas sem méritos, nunca me deu realizações sem sonhos! E o sonho que trago não é individual, ele é coletivo!
Sim, esse é sem dúvida mais um recomeço na minha vida! Recomeçar é melhor que continuar. Continuar você sente a confiança pelas forças acumuladas. Recomeçar te faz descobrir, a cada dia, que as forças vão além das suas! Tem a ver com guardar a experiência adquirida, mas também saber que não se terá todos que já tiveram em outras jornadas, pois muitos não ficam quando vêm as adversidades. Tem a ver em guardar a fé!
Vivo a persistência, vivo a esperança, vivo a fé, vivo a luta, vivo o recomeço! Em tudo dou graças, porque a vida me ensinou a sempre tocar em frente e a recomeçar todo dia!
Esse ano que está chegando será o ano da Esperança. Desejo a você que em todos os dias conjugue esse verbo, ainda que em algum momento as dificuldades pareçam ser enormes, mas que seja maior a tua fé e tua vontade de lutar! E se em algum momento você sentir que está difícil, saiba que sempre é tempo de Recomeçar. Os Recomeços são fascinantes!
Feliz 2024!
Marco Aurélio