A pesquisa econométrica contratada pelo jornal imparcial e que mostra o deputado federal Josival JP liderando as intenções de voto, com 29,8% das intenções de votos; em segundo, ficaria o deputado estadual Rildo Amaral (PP), com 25,5%; em terceiro viria Marco Aurélio (PSB), com 14,8%, foi realizada entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2024, portanto muito antes da polêmica envolvendo a ausência da assinatura do impeachment de Lula, por conta da sua fala contra Israel.
A ausência da assinatura de Josivaldo, no entanto, pode sim afetar o cenário atual, visto a instabilidade do cenário em que a maioria ainda não sabe em quem votar. Para isso, basta olhar os votos quando a pergunta na pesquisa é espontâneo, quer dizer, quando os nomes dos pretensos não são citados e a intenção fica a cargo do eleitor pesquisado. Nesse cenário os votos são: Josivaldo JP com 15%, seguido por Rildo (14,6%); Mariana (7%); Marco Aurélio (6,2%), José Antonio (1,7%); Franciscano (1,5%), Ildon Marques (1.2%), Madeira (1%), Nilson Takashi (0,8%).
Josivaldo tem um eleitorado muito mais conservador, junto com Mariana, Nilson Takashi e Franciscano, no entanto, esse eleitorado só pode ter se movimentado dentro desse campo após a falta de posição de JP com relação ao governo Lula. Por outro lado é imponte destacar que o partido PSD – no qual Josivaldo foi eleito, é da base do presidente e portanto um dos favorecidos com a distribuição do orçamento.
Article Categories:
Imperatriz