Kelly Rocha, Ex-vice prefeita de Montes Altos, parabeniza seu pai, o Ex-prefeito Adail Albuquerque, pelos 80 anos de vida e relata, numa homenagem singela, um pouco da sua história de vida e sua importância para a cidade de Montes Altos.

Postado por

No dia 03 de junho de 1940, em Montes Altos começa a história do nosso patriarca, Adail Albuquerque de Souza.

Filho de um dos pioneiros de nossa cidade, José Gomes de Souza e Hilda Albuquerque de Souza, que segundo meu avô foi uma das moças mais bonitas de sua época. Este casal simples, mas de visão empreendedora, ele vocacionado para plantar e criar, tocou a fazenda Extrema, hoje reserva indígena. Ela, uma mulher caridosa, iniciou o primeiro hotel de nossa cidade e sua importância foi reconhecida, eleita vereadora da primeira legislatura quando da emancipação de Montes Altos.
Este casal teve dez filhos: D’Jesus (in memorian), Adail, Gilvan, Marly, Marlene, Marilene, João, Marilda, Jurandir e Getúlio.

Adail passou a infância em Montes Altos e na juventude foi tentar a vida em Goiânia, na década de 60, passando seis anos lá, estudando e trabalhando.
Quando retornou, encantou-se pela beleza, inteligência e irreverência da professora Maria Isaura Rocha Sousa e primeira Diretora da Escola Estadual Parsondas de Carvalho, com quem casou e teve quatro filhos: Marizete (Enfermeira esteta, 55 a), Kédma (Professora, 51 a), Kelly (Psicologa/Bacharel em Direito, 47 a), e Kemil (Fisioterapeuta, 46 a).

No início da vida de casado, Adail tocou mercearia/bar, foi motorista e iniciou na vida pública no final da década de 60, eleito Vereador duas vezes, inclusive, o mais votado, nesta, foi eleito Presidente da Câmara. Foi Secretário de Educação no Governo Eurival e em sua campanha era quem discursava, pois Eurival era tímido.
Nesse ínterim, no final da década de 70, ele e sua esposa passaram, através de concurso público, para os quadros da Secretaria Estadual da Fazenda do MA.
E, continuando sua vida pública, foi um incentivador do esporte e um dos fundadores do MAEC.
Foi Vice-prefeito (1996), e como vice teve um comportamento irrepreensível, pavimentando o caminho para em 2001, realizar um sonho legítimo, fraterno e bonito de ser Prefeito de sua terra natal. Adail foi o prefeito mais bem avaliado na Saúde, na Assistência Social (implantou o CMDCA e o Conselho Tutelar) e na Agricultura, criando esta secretaria no Município. Foi o prefeito responsável por implantar a energia elétrica em todos os Assentamentos, à época, e em em várias localidades da zona rural. Depois da Prefeita Adenice Viana, foi o único Prefeito a adquirir terras e imóveis para o Município e o único a entregar a frota de veículos e máquinas da Prefeitura em perfeita condições para o sucessor.
Só o tempo é capaz de avaliar a história de um homem e seu governo e o que avaliou-se, é que o resultado do Governo Adail para Montes Altos, foi sim, positivo.

Finalizo, dizendo que nosso Pai nunca foi um homem de grandes ambições, satisfaz seu coração a convivência com a esposa, com quem sempre foi muito afinado; apoiar os projetos dos filhos e de suas famílias, tocar a sua estimada fazenda Boa Lembrança, vocação herdada do pai Caboco; e ajudar os amigos, porque nunca deixou de ajudá-los, por isto tem muitos.

Olhando pelo retrovisor a vida do nosso pai, Adail foi um homem que plantou trabalho, solidariedade, amizades e esperança, por isto, aos 80 anos colhe o amor, a atenção e carinho que merece.

Obrigada Senhor pela tua fidelidade, a velhice ditosa do nosso Pai, uma promessa bíblica.

Kelly Rocha

 

Article Categories:
Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *