O vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, presidiu na tarde desta quinta-feira (20), a primeira reunião do Fórum de Regime de Colaboração do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro que reúne secretários de educação de todo o país, traçou metas para a elaboração do plano de trabalho, além de definir cronograma e prazo para execução das ações.
A iniciativa da Agenda da Aprendizagem do Consed possui apoio dos secretários Sandra Casimiro (AP), Alan Porto (MT) e Patrícia Lueders (SC). O Consed possibilita a troca de experiências e busca soluções em conjunto para ampliar a colaboração entre secretarias, além de organizar frentes de trabalhos, integrar gestores e técnicos das redes, para soluções e compartilhar boas práticas.
O vice-governador, secretário da Seduc e presidente do Fórum de Regime de Colaboração do Consed, Felipe Camarão, afirmou que a reunião teve como foco a melhoria e a qualidade da educação pública.
“Fizemos uma escuta qualificada com todos os técnicos, pegamos todas as demandas, como, por exemplo, transporte escolar, qualificação de professores e o desafio da alfabetização na idade escolar. Iremos realizar o nosso plano de trabalho que será aprovado pelo Consed, para realizar esse trabalho com o Governo Federal e Governos Municipais. O nosso objetivo é alfabetizar todas as crianças do Brasil que estejam em nossas escolas”, relatou Felipe Camarão.
Foram compartilhados durante o encontro os dados do Censo, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre outras informações importantes; alinhamento das políticas estaduais com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, fortalecimento do transporte escolar e assistência técnica para os planos estaduais e municipais de educação.
Também foram citados a importância da instituição do Sistema Nacional de Educação; a implementação do ICMS Educacional em todos os estados; a ampliação do engajamento de prefeitos e prefeitas nas políticas de Educação; e o estabelecimento de princípios e diretrizes e de parceiros e colaboradores tanto governamentais quanto não governamentais.
Ao final da reunião, ficou acertado que até o dia 25 de agosto será elaborado e aprovado o plano de trabalho do Fórum, com base na escuta dos técnicos e secretários. Em seguida, haverá a definição e a execução do plano.