EM TRÊS ANOS, MUTIRÃO RUA DIGNA LEVA QUALIDADE DE VIDA E GERA 2.800 OPORTUNIDADES DE TRABALHO.

Postado por

O Maranhão registrou a maior queda do país na taxa de desemprego no último trimestre do ano passado, segundo o IBGE. Foi o melhor desempenho entre todos os Estados.

A adoção de medidas anticíclicas para conter a crise econômica foi uma das receitas para a elevação no número de empregos gerados. O Mutirão Rua Digna é uma das políticas públicas que se destacaram na geração de oportunidades de trabalho no Maranhão.

Criado em 2017, o programa leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades. Desde a sua criação, o Rua Digna já garantiu oportunidade de renda para mais de 2.800 trabalhadores, de acordo com o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, em entrevista a um jornal de São Luís.

“Com o fim programas como o Minha Casa, Minha Vida, aumentou  o nível de desemprego no Brasil. Como compensação, nós criamos o programa Rua Digna. De 2017 para cá, a gente já conseguiu colocar mais de 2 mil trabalhadores nas obras do programa”, frisou o secretário.

Além de garantir a urbanização de vias degradas, o Mutirão Rua Digna tem como um dos focos o incremento econômico.  Cada obra realizada pelo Mutirão gera renda aos comerciantes locais, com venda de materiais, e aos trabalhadores da obra – mão de obra formada essencialmente formada por moradores das ruas recuperadas.

Até agora, o programa está envolvido na execução de 121 projetos de pavimentação (53 na zona urbana e 63 na zona rural). Somente em 2019, foram gerados 645 postos de trabalho em 11 municípios do Maranhão.

A perspectiva para esse ano é que o programa gere ainda mais empregos e pavimente ainda mais vias. “Em 2020 estaremos encerrando mais 63 obras do Rua Digna, que deverá gerar cerca de 800 vagas de emprego”, sinaliza o secretário Jowberth Alves.

 

Article Categories:
Maranhão · Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *