A cadeira de rodas motorizada são as pernas de Euriks Silva. Por meio delas, ele ganha o mundo, e ao mesmo tempo, se depara com situações constrangedoras. Com a falta de acessibilidade nas calçadas e ruas de Imperatriz, a sua liberdade de ir e vir fica limitada. “É difícil andar nas ruas, porque não há rampas suficientes nas calçadas e, quando existem, a inclinação não é correta. Então, tenho que me arriscar com a cadeira no asfalto mesmo”, relata.
A luta de Euriks por mais dignidade não é somente dos cadeirantes, mas de um número expressivo de pessoas com deficiência que vivem em Imperatriz. Mudar essa realidade é parte do plano de governo de Marco Aurélio, candidato a prefeito de Imperatriz. Entre as medidas que serão adotadas, está a padronização de calçadas nas principais ruas do centro comercial da cidade, com a instalação de pisos táteis e rampas de acesso.
Sua campanha pela coligação Imperatriz Merece Mais tem se destacado pelo conjunto de ações que combatem a exclusão e buscam se aproximar cada vez mais dessa parcela da população. Uma comunicação pensada na acessibilidade com ferramentas direcionadas para esse público, como tradução das lives, vídeos e discursos em Libras, legenda e a hashtag “PraCegoVer” nas postagens das redes sociais. “Acreditamos que a nossa mensagem deve chegar a todos e, se temos recursos para que isso aconteça, não medimos esforços. Incluir é isso! É oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços para todos, sem exceção”, afirma Marco Aurélio.
Esse posicionamento traz grande alegria e otimismo para o intérprete de Libras, Jhean Karlos, que trabalha há 20 anos nessa área. Ele entende como os surdos se sentem e lembra o quanto ainda são esquecidos. “Nesse momento em que é fundamental a informação chegar ao eleitor, o Marco Aurélio tem incluído os surdos nessa jornada, fazendo por meio de nós, intérpretes de Libras, essa mediação e que é de bastante valia para a comunidade de surdos. E para nós também, que percebemos a importância e o crescimento da nossa profissão no mercado de trabalho”, constata Jhean, que faz a tradução em Libras de todo material da campanha de Marco Aurélio.
A inclusão é uma realidade no plano de governo do candidato, por isso já assinou e vai implementar o Pacto Municipal pela Pessoa com Deficiência e, entre as suas propostas, também está a criação do Centro Municipal de apoio à Pessoa com Deficiência.