Com o objetivo de minimizar os impactos provocados pelas chuvas fortes em Imperatriz, o Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura de Imperatriz realiza uma força tarefa com obras de mobilidade e intervenções em vários pontos da cidade.
Com quatro equipes e a previsão de chegada de mais quinze máquinas para o trabalho em profundidade, o Governo do Maranhão por meio da Sinfra, avança na limpeza, desobstrução e aprofundamento dos riachos e córregos
Na rua Dom Pedro I, esquina com a Henrique Dias, as equipes de engenharia fizeram a limpeza do riacho Bacuri, mas a gravidade da situação, com risco para as casas próximas do local, vai exigir a necessidade de construção de uma ponte.
“Definimos uma situação que resolverá o problema da grande vazão de água no período de chuvas, com a construção de uma ponte, trazendo segurança para os moradores do local”, explicou o engenheiro da Sinfra Fernando Chaves
Em todos os pontos de algamentos dos riachos Cacau, Capivara, Bacuri e Santa Teresa, equipes do governo do Maranhão e prefeitura fazem o trabalho de limpeza e desobstrução com máquinas e de forma manual quando há dificuldade de acesso dos equipamentos.
O governo do Maranhão executa simultaneamente a recuperação do Anel Viário – Avenida Manuel Ribeiro, que faz a ligação da BR-010 à Avenida Pedro Neiva de Santana.
Os serviços compreendem o tapa-buracos, a recuperação dos dispositivos de drenagem, meio fio e sarjeta, recapeamento e nos casos mais críticos, a recomposição da base e sub-base da via devolvendo a trafegabilidade e a segurança aos motoristas.
Recebem os serviços de recapeamento a Avenida Getúlio Vargas e a rua Godofredo Viana, corredores centrais que fazem a conexão para os bairros da cidade, portanto, importantes vias de mobilidade.
As próximas etapas do trabalho de recuperação dos corredores centrais de Imperatriz beneficiarão a avenida Osvaldo Cruz e a rua Rafael de Almeida. A rua do Arame também receberá os serviços de tapa-buraco e recapeamento.
Paralelo a força tarefa para recuperar a mobilidade da cidade, o Governo do Maranhão em parceria com as emenda parlamentar do deputado Federal Josivaldo JP, constrói a nova avenida Nicolau Dino que impactará mais de 50 mil pessoas, ao conectar o Grande Bom Jesus à Avenida Pedro Neiva de Santana.
A Avenida terá pista duplicada, pista de caminhada, ciclovia e iluminação em led o que vai garantir mais qualidade de vida aos moradores da região e uma nova rota para desafogar o tráfego no local.
Na Avenida Pedro Neiva de Santana, o governo do Maranhão realiza as operações de tapa-buracos na rodovia e serviços de drenagem em frente ao Hospital Macrorregional Ruth Noleto e às obras do Novo Hospital da Região Tocantina.
Os serviços permitirão que as águas das unidades hospitalares e da avenida sejam captadas corretamente evitando problemas de alagamentos.
O presidente da Agencia Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) Vagtonio Brandão explicou que as obras e intervenções também estão ocorrendo em outras áreas a exemplo da saúde e do abastecimento dágua.
“A Agemsul está executando as obras de reforma dos postos de saúde e a Caema executará os serviços para melhorar o abastecimento no centro de Imperatriz e nos povoados”, informou o presidente destacando os esforços do governo do Maranhão e prefeitura de Imperatriz para recuperar a cidade depois das chuvas.