Pacote de serviços poderá dobrar o número de empresas instaladas e os empregos diretos e indiretos na região Sudoeste do Estado
Os investimentos do Governo do Maranhão nos parques industriais, a instalação de novas empresas, as obras públicas e a ampliação da produção de negócios já instalados na região têm garantido a melhoria dos índices da economia maranhense. A expectativa, segundo a Secretaria de Estado da Industria e Comércio (Seinc), é que, em 2024, o setor industrial local receba investimentos acima de R$ 5 bilhões confirmando as projeções no estado.
Em Imperatriz, a reestruturação do Parque Industrial, com investimentos na limpeza, drenagem, urbanização, pavimentação e sinalização horizontal, aponta perspectivas para dobrar o número de empresas instaladas, gerando mais de 700 empregos diretos.
Além dos investimentos na mobilidade e infraestrutura do Parque Industrial de Imperatriz, o trabalho para fomentar a vinda de novas empresas conta com a disponibilidade terrenos subsidiados, o apoio de incentivos fiscais e a capacitação de mão de obra local para atender os seguimentos produtivos.
O Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), finaliza as obras de pavimentação no parque industrial de Imperatriz. Foram concluídos os serviços de drenagem e limpeza, e posteriormente, a parte de sinalização horizontal será executada, visando garantir mais segurança ao local.
Para o presidente da Agência Executiva Metropolitana do do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão, o esforço do Governo do Maranhão em melhorar o ambiente de negócios dos parques industriais tem atraído mais investimentos e empregos para a região. “O governador Carlos Brandão tem um governo municipalista, focado em apresentar resultados para as demandas regionais, a exemplo da região sudoeste do estado, com muitas obras, ações e agora os serviços de pavimentação e melhoria do ambiente de negócios dos parques industriais, gerando mais empregos e fomentando a economia”, frisou.
Parque Industrial de Imperatriz
O Parque Industrial de Imperatriz tem uma área de 152 hectares, 16 empresas instaladas e a geração de mais de 700 empregos diretos e 500 indiretos. A previsão é de que mais 12 empresas sejam instaladas, e para isso, a documentação para operação no Distrito Industrial de Imperatriz está em fase de regularização.
Ainda em relação às necessidades de logística, bem como a melhoria do ambiente de negócios para a região, o Distrito Agroindustrial de Porto Franco (DIAPF) também recebeu do Governo do Maranhão, por meio da Sinfra, serviços de pavimentação de 4km e a sinalização horizontal.
O DIAPF foi criado com o objetivo de otimizar a vocação agrícola da região e a localização estratégica de Porto Franco. O Distrito é voltado principalmente para as empresas do setor agroindustrial, como processamento de grãos e ração, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas.
De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura e Projetos da Seinc, Ubiratan Silva, a revitalização do Parque Empresarial de Imperatriz é uma demanda da classe empresarial, que resultou na união das secretarias de Governo (Casa Civil, Seinc, Agemsul e Sinfra) às entidades, a exemplo da ACII (Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.
“Em consenso, a adequação da área é fundamental para oferecer condições de permanência às empresas que já se encontram no local, e de instalação aos investimentos que estão chegando na cidade. Diante de alguns fatores, como a conclusão das obras da Ferrovia Norte Sul, bem como a duplicação da BR-010, é fundamental que as intervenções ocorram no Parque Empresarial, que é o maior polo logístico da região, para facilitar, sobretudo, o escoamento da produção”, destacou o secretário adjunto de Infraestrutura e Projetos.
Ubiratan Silva ainda informou que o próximo passo, com a forte política de atração de investimentos do Estado, é garantir que o Centro Administrativo do Parque Empresarial seja revitalizado, atraindo indústrias com capacitação, cursos, palestras e rodas de negócios. A intenção, também, é oferecer os lotes menores do Parque Empresarial a pequenas indústrias e prestadores de serviços, para dar apoio às empresas instaladas.
“São anseios dos empresários de Imperatriz e região que, a partir da determinação do Governador Carlos Brandão e do secretário Júnior Marreca, e com trabalho conjunto das equipes de Governo, serão concretizados”, afirmou. (Assessoria)